Skip to main content
Association
Internationale

Jacques Ellul 

france espagnol anglais allemenad coreen

Brésil

 

1°) HISTORIQUE

> article de Patrick Chastenet et Jorge Barrientos

Depuis une dizaine d'années, Jacques Ellul bénéficie d'un intérêt particulier au Brésil, notamment dans les milieux libertaires, parmi les protestants, mais aussi à l'université. Des groupes d'études lui sont consacrés à l'UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), sur les campus de Franca et d'Araraquara, dans l'Etat de São Paulo.

Reconnu par le CNPQ - conseil national de la recherche scientifique au Brésil - ce groupe est dirigé par Jorge Barrientos-Parra qui, par ailleurs, assure le cours "Droit de la société Technocratique" à la Faculté de Droit de l'UNESP.

En partenariat avec l'A.I.J.E., le groupe organise chaque année un grand colloque. Le dernier a eu lieu les 23 et 24 octobre 2013, à la Fondation d'Enseignement Supérieur de Passos (MG), sur le thème suivant : "Ecologie et respect de l'environnement dans la pensée de Jacques Ellul".

Lien :


2°) LES LIVRES TRADUITS

Seulement six livres de Jacques Ellul ont été traduits au Brésil depuis 1968, dont deux ces trois dernières années.

LA TECHNIQUE OU L'ENJEU DU SIÈCLE
Técnica e o desafio do século

desafio1

traduction : Roland Corbisier
Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1968

 

L'APOCALYPSE, UNE ARCHITECTURE EN MOUVEMENT
Apocalipse, Arquitetura em Movimento

arquitetura1

traduction : Maria Luísa de Albuquerque
Sao Paulo, Edições Paulina, 1979 ou 1980

 

LA PAROLE HUMILIÉE
A palavra humillida

Couverture indisponible

traduction : Maria Cecília de M. Duprat
Sao Paulo, Paulinas, 1984

 

CHANGER DE RÉVOLUTION; L'NÉLUCTABLE PROLÉTARIAT
Mudar de revoluçao o inelutavel proletario

rocco1

traduction : Herbert Daniel et Cláudio Mesquita
Rio de Janeiro, Rocco, 1985

 

POLITIQUE DE DIEU, POLITIQUES DES HOMMES
Política de Deus Política do Homem

homens

traduction : ?
Sao Paulo, Fonte Editorial, 2006

 

L'HOMME ET L'ARGENT
O Homem e o Dinheiro :
aprenda a lidar com a origem

homem

traduction : Anna A. B. M. Silva et L. F. M. O. Carvalho
?, Palavra, 2009

 3°) LES COLLOQUES

■ Ano 2010

- O III Seminário Brasileiro sobre o Pensamento de Jacques Ellul teve lugar na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP, Campus de Franca, nos dias 4 e 5 de novembro de 2010. O tema do Seminário foi: "A Fragilização dos Direitos na Sociedade Técnica". O evento contou com o apoio do Programa de mestrado em Direito da UNESP, Campus de Franca; do Programa de Mestrado em Direito da UNIMEP e da Association Internationale Jacques Ellul. O Grupo de Estudos sobre Jacques Ellul se reuniu semanalmente na Faculdade de Ciências e Letras, da UNESP, Campus de Araraquara, durante esses encontros além de refletir sobre o pensamento de Jacques Ellul os participantes prepararam papers que foramapresentados no apresentados no III Seminário. Sob a direção do Prof. Dr. Jorge Barrientos-Parra foram publicados os Anais do I Seminário Brasileiro sobre o Pensamento de Jacques Ellul, ISSN 2176-6363, Editora UNESP, 294 páginas. 

Ano 2011

  - O Grupo de Estudos sobre Jacques Ellul organizou o IV Seminário Brasileiro sobre o Pensamento de Jacques Ellul  na Faculdade Nacional de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro de 9-11 de novembro de 2011. Nosso convidado de honra nessa oportunidade foi o ilustre Professor Patrick Troude-Chastenet da Universidade de Bordeaux e Presidente da Association Internationale Jacques Ellul. O tema do evento foi: "Os Desafios da Técnica no Século XXI: Direitos, Propaganda e Política". Para a realização do evento contamos com o apoio do Instituto de Estudos da Religião - ISER, da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP-FUNDUNESP, da Association Internationale Jacques Ellul e da Faculdade Nacional de Direito. 

bresil 2011

Ano 2012

 - Tendo como tema "A Relevância do Pensamento de Jacques Ellul no início do Século XXI", o Grupo de Estudos sobre Jacques Ellul organizou o V Seminário Brasileiro sobre o Pensamento de Jacques Ellul na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP, Campus de Franca nos dias 17 e 18 de outubro de 2012. O palestrante principal do Seminário foi o Prof. Dr. José Luís Garcia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Para a realização do evento contamos com o apoio do Programa de Mestrado em Direito da UNESP; da Association Internationale Jacques Ellul, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Governo Federal - CAPES, da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - ICS.

bresil 2012 

 Ano 2013

 - O Grupo de Estudos sobre Jacques Ellul organizou o VI Seminário Brasileiro sobre o Pensamento de Jacques Ellul na Fundação de Ensino Superior de Passos - FESP/UEMG, tendo como tema "Ecologia e Meio Ambiente no Pensamento de Jacques Ellul". O palestrante principal do evento foi o ilustre professor José Luís Garcia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Para a realização do evento contamos com o apoio da da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Governo Federal - CAPES, da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, da Association Internationale Jacques Ellul da FESP/UEMG e do Programa de Mestrado em Direito da UNESP, Campus de Franca.

bresil 2013

  • Vues : 10529